A importância da sinaleira para alertar o pedestre da saída ou entrada de veículos
A sinaleira para portão automático é fundamental para que os pedestres possam ser alertados. Todas as entradas de residências e condomínios devem ter esta sinaleira. Uma nova lei criada em São Paulo, determina a obrigatoriedade desse equipamento.
Porque é obrigatório o uso dessa sinaleira?
De acordo com a prefeitura de São Paulo, a sinalização de entrada e saída de carros deve acontecer para que fique mais visível para os moradores e funcionários dos condomínios. A sinalização precisa apresentar luz, som e ainda ser acionada por 15 segundos.
A lei havia sido sancionada pelo prefeito Bruno Covas, e criada pela vereadora Sandra Tadeu, a lei trata do seguinte tema:
Regulamenta no Município de São Paulo o funcionamento dos portões e cancelas automáticas e das outras providências.
O projeto de lei ainda prevê que os portões pivotantes e basculantes que já existem sejam adaptados para que os proprietários dos imóveis não corram o risco de serem multados.
A prefeitura, por meio da aprovação da Câmara de Vereadores determinou outros procedimentos como por exemplo:
- Realizar instalação de sensor eletrônico para conseguir detectar passagem de pessoas e de veículos;
- Colocar sinalização luminosa, de 15 segundos para servir de alerta;
- Adaptar o portão para que este não fique para fora da delimitação do imóvel.
Em todas as entradas e saídas de veículos é obrigatório o uso dessa sinaleira, principalmente para locais onde o fluxo de pessoas pode ser ainda maior, como em empresas, por exemplo.
Tipos de sinalizadores
Com base nessa nova lei, devemos saber como são esses sinalizadores, para não cometer erros na hora de comprar. No mercado, podemos encontrar dois tipos de sinalizadores, o visual e o sonoro, ambos têm a função de alertar os pedestres e os motoristas de carros.
Este produto foi fabricado para ter um consumo baixo do led, o que permite que este tenha uma vida útil prolongada. Para evitar gastar energia sem necessidade, recomenda-se que este equipamento seja integrado ao portão.
Pois dessa maneira, caso não haja movimentação, a sinaleira não irá permanecer ligada por muito tempo. O que ajuda a reduzir e muito os custos com energia.
Peça auxílio de um técnico
Se sua empresa ou residência já tem um portão instalado, mas ainda não está adequado às novas regras da prefeitura de São Paulo, talvez nossa equipe pode te ajudar a resolver esse problema. Atendemos toda a região metropolitana, e temos suporte para todos os modelos e trabalhamos com todos os materiais de portões.
Se a sua dúvida é sobre como realizar essa nova adaptação, nossos técnicos podem realizar um estudo em sua empresa ou residência para verificar o que necessita de mudança. Lembre-se, caso não faça as mudanças necessárias para sua segurança e a de terceiros, a multa pode chegar a R$ 250,00.
Cumprir os decretos de lei da prefeitura, mesmo que o cidadão não concorde com eles, é dever de todo contribuinte de bem, por isso, se quer evitar multas, fique de olhos nesses decretos.
Conclusão
Colocar a sinaleira para portão automático é dever de todo o proprietário desse tipo de portão, se o seu portão estiver saindo para fora da casa ou empresa, fique atento e se possível chame um técnico especializado para realizar as mudanças e aumentar ainda mais a segurança do portão.