Como saber que é hora de trocar o portão automático?
A hora de trocar o portão automático deixa os proprietários com muita dúvida, afinal, além de enfeitar a fachada de uma casa, este tem a função de proteger os moradores contra os assaltantes.
A qualidade do motor é imprescindível para garantir uma maior durabilidade do portão.
Dicas para saber se devemos trocar de portão ou não
Um dos fatores que podem contribuir para o bom funcionamento do portão é o automatizador, se este não for de boa qualidade poderá gerar muitos transtornos.
Existem outros sinais que devem ser observados, e assim o dono do portão deve ficar atento e acionar a manutenção ou se for o caso deve trocá-lo. Confira alguns desses sinais a seguir:
Portão pára de funcionar
Antes de gastar dinheiro com outro portão, chame o instalador para verificar o problema, pois neste caso, há grandes chances de o fusível ter queimado.
O fusível tem a função de transmitir energia elétrica para os fios da placa de entrada, quando apresenta problema a empresa responsável pela manutenção deve analisar em qual parte o motor está com defeito, para depois poder trocar.
Botão demora para responder
Pode ser problema relacionado a regulagem, devido ao fato de a embreagem apresentar defeito na sua funcionalidade.
Portão travado
Nessa situação, nunca fique embaixo do portão, e nem tente consertar por conta própria. A empresa fabricante do portão é quem deve analisar o que ocorreu.
Urina de cachorros
Por incrível que pareça, a urina dos cães pode afetar a vida útil de seu portão, por isso, se o seu cachorro possui este hábito, será necessário reeducá-lo.
Como lidar com a poeira?
Portões que ficam em áreas externas podem pegar pó, e os usuários devem ficar de olho para não deixar que esse pó se acumule no portão. Pois seu excesso pode levar ao mal funcionamento do equipamento, e mais tarde será necessário trocar.
Muitos problemas ligados ao portão, podem ser solucionados com uma boa manutenção, troca ou reposição de peças, e até mesmo passando graxa com frequência.
Automatizador
Caso necessite trocar essa peça, saiba que para cada modelo de portão existe um tipo adequado. O automatizador também deve ser lubrificado, afinal, a sua falta pode danificar o bom desempenho do motor.
Quando a placa queima, em muitos casos devemos trocar o portão, pois o custo da peça é muito alto e compensa mais trocar o portão inteiro.
No mercado, ao trocar de motor devemos saber que podemos encontrar os seguintes modelos de portão:
- Basculante;
- Deslizante;
O automatizador para o portão basculante por exemplo, é conhecido por ser perfeitamente resistente, e possui uma durabilidade mais alta, o que garante mais segurança aos usuários.
Para o portão deslizante, atualmente no mercado encontramos automatizadores para comércio, indústrias e residências. O modelo deslizante para condomínios e indústrias pode chegar a pesar até 1200 kg.
Conclusão
Agora que já sabe quando é hora de trocar o portão automático, comece a observar os sinais que seu portão transmite, alguns problemas podem ser solucionados com a visita de um técnico responsável.
Infelizmente, em determinadas situações, quando não há mais como manter, a solução é trocá-lo.