Home » Notícias » Portão automático é seguro? Mitos e verdades

Portão automático é seguro? Mitos e verdades

Algumas pessoas possuem dúvidas sobre “portão automático é seguro?”, afinal existem muitos mitos e verdades com relação à esse equipamento tão importante nas grandes cidades, veja alguns a seguir.

Portão automático é seguro

O que devemos saber sobre esse tipo de portão?

Para condomínios, o portão representa não apenas a praticidade, mas o controle de quem entra e sai do prédio. Saiba o que é mito e o que é verdade com relação ao uso dos portões:

Podemos usar todos os tipos de portões em nossa fachada?

Mito, pois devemos analisar o tamanho da fachada, para saber qual o tamanho correto, para as fachadas pequenas, por exemplo, recomenda-se usar o portão basculante, pois ao abrir este portão fica suspenso.

Este portão é prático para áreas menores, porque o portão fica suspenso facilitando assim a movimentação no ambiente. Para fachadas um pouco maiores, como condomínios, clubes, e construções grandes é indicado colocar o portão pivotante.

Todos os portões podem ser automatizados?

Verdade, mesmo portões comuns podem ter um motor instalado, porém é necessário realizar um teste para ter certeza se a estrutura do portão irá aguentar o peso do motor.

Devemos averiguar alguns fatores como “intensidade de força aplicada”, “se qualquer pessoa pode abrir portão sem fazer força”, “analisar se o portão tem equilíbrio na abertura”, etc.

Caso essas avaliações sejam positivas, o portão pode ser automatizado sem apresentar risco aos usuários.

Manutenção preventiva é necessária?

Verdade, a manutenção preventiva é útil para manter os trilhos limpos e fazer uma lubrificação das engrenagens do sistema. Todos os tipos de portões, até os que não possuem motor devem passar por essa manutenção.

Se o portão fizer algum barulho estranho, ou trepidação e demorar para abrir ou fechar, chame sua assistência.

Com motor quebrado, podemos abrir o portão?

Mito, se o motor quebrou desligue o automatizado até que seja feita uma manutenção adequada. Cada portão possui um método de desligamento próprio, por isso, sempre ressaltamos a importância de ler o manual e verificar o passo a passo.

Podemos ligar o portão social ao automático?

Esse é um dos outros mitos por trás do portão automático, a resposta para esta pergunta é que não podemos ligar. Este procedimento não é recomendado porque pode provocar acidentes, e causar prejuízos aos donos do portão.

Se for o portão deslizante, pode atrapalhar a passagem dos usuários e não é nada confortável.

A trava elétrica é tão importante assim?

Portão automático é seguro

Sim, verdade, a trava elétrica é de extrema importância para garantir a abertura e fechamento do portão, para funcionar bem, temos que lubrificar com frequência.

Se não lubrificar, o motor poderá travar constantemente, temos que ter cuidado também com a placa eletrônica, esta se não for instalada corretamente pode queimar o motor do portão.

O Portão automático é seguro quando for bem cuidado e bem instalado, por isso, é importante pedir auxílio de um especialista sempre que houver necessidade.

Siga à risca todas as instruções passadas aqui no artigo, assim, seu portão não irá travar, nem dar choque e muito menos ocupar espaços desnecessários.

Conclusão

O portão automático é seguro para todos, ele pode facilitar a segurança, e ainda deixar o local mais espaçoso. No entanto, para aumentar a sua durabilidade, temos que deixar sua manutenção em dia.

 

 

Entre em contato agora mesmo!