Qual a frequência para fazer manutenção de portão automático?
A manutenção de portão automático deve ser feita regularmente, para manter a sua vida útil e a proteção dos moradores da casa. Veja a seguir, como devemos proceder.
Quanto tempo devemos realizar a manutenção de portão automático?
A manutenção preventiva é a melhor forma de garantir que um portão automático tenha uma durabilidade maior. Confira algumas dicas e cuidados práticos do dia a dia, que irão deixar seu portão ainda mais bonito:
- Procure manter o entorno do automatizador limpo, pois assim, o morador consegue evitar que os mosquitos se propaguem, e ainda protege o equipamento contra possíveis problemas com umidade;
- Verifique se as condições das roldanas estão boas, se elas quebram, o automatizador poderá sobrecarregar;
- Os cabos dos contrapesos dos portões basculantes devem ser checados;
- Mantenha sempre seu portão lubrificado, se o portão é deslizante, dê atenção ao guia do portão.
Recomenda-se fazer a manutenção do portão ao menos uma vez ao ano ou sempre que houver alguma necessidade de reparo. Procure orientações com o fabricante do portão.
Nunca force o motor
Ao realizar uma lubrificação inadequada do sistema de movimento, independente do tipo do portão, poderá fazer com que este apresente falhas na hora de abrir.
Para o portão deslizante, recomenda-se analisar se o mesmo está dentro do trilho, caso não esteja, é necessário chamar o técnico para fazer a troca do rolamento.
No portão basculante, podemos deslizar de modo manual, para verificar se o balanceamento do portão está sendo correto. Caso perceba algum defeito, chame a assistência imediatamente.
Faça o teste do curso
Devemos observar os sensores e a programação do curso de abertura, e ver se estão funcionando bem. Veja ainda, o tempo de duração do acionamento do motor, caso haja irregularidade, entre em contato com o técnico.
Como fazer a manutenção do portão basculante?
O portão basculante é um dos mais perigosos que existem, pois ele abre para cima, e é segurado por dois cabos de aço. Esses cabos são responsáveis por neutralizar o peso do portão, por isso, sua manutenção deve ser feita rigorosamente.
Se um desses cabos cai, o peso deles equivale a 200 quilos, e pode acabar danificando o motor, se houver algum barulho estranho, chame o técnico imediatamente.
Fique atento aos horários de utilização
Se o condomínio possui muitos moradores, é provável que na parte da manhã e da tarde o fluxo de entrada e saída de pessoas seja maior. Para evitar o desgaste do portão, é importante aplicar ciclos de abertura e fechamento.
Para condomínios que contam com portaria particular, essa prática pode trazer bons resultados. Neste caso, o correto é manter o portão sempre aberto, pois assim, a circulação de pessoas fica mais fácil.
No entanto, não podemos nos esquecer da segurança, se o local tem um índice de violência elevado, é normal que o síndico do prédio queira deixar o portão fechado, para cuidar da segurança dos demais moradores.
Não esqueça do prazo de manutenção de portão automático
Cada fabricante informa sobre o prazo nos manuais técnicos, observe perfeitamente as instruções, dessa forma, seu portão ficará mais conservado. Peça orientações ao fabricante sempre que houver necessidade, e principalmente se o portão estiver com ruídos estranhos.