Proprietários se preocupam com segurança instalando cerca elétrica
As casas estão prontas para dar um verdadeiro choque aos pretensos ladrões, caso tentem invadir – com mais casas optando por instalar cerca elétrica como impedimentos a possíveis invasores domésticos.
Essa é a opinião de quem fornece e instala cerca elétrica, como a FM Portões Automáticos – que disse que sua empresa estava recebendo mais pedidos nos últimos meses.
“A demanda está muito alta hoje em dia. Recebemos de 10 a 15 novos pedidos por mês”, disse uma das diretoras da empresa.
Perguntado por que seus clientes queriam que essas medidas de segurança fossem instaladas em suas casas, ela disse que seus clientes mencionavam preocupações com a segurança.
Mesmo com câmeras de segurança e detectores de movimento, os criminosos ainda podem ameaçar os proprietários. E por causa disso, eles ainda querem que uma primeira linha de defesa, nesse caso a cerca elétrica, para que atue como um impedimento para dificultar e consumir tempo a entrada de criminosos.
As pessoas costumam falar sobre arrombamentos na vizinhança, ou ler sobre arrombamentos e roubos que foram relatados nos jornais. Geralmente, há um gatilho, uma razão pela qual as pessoas querem uma cerca elétrica em sua residência.
As pessoas se preocupam a qualquer barulho que se escuto próximo a residência, principalmente em lugares como São Paulo, onde a taxa de criminalidade não é baixa.
Geralmente após a instalação da cerca elétrica em uma residência, segundo pesquisas, as pessoas se sentem mais seguras e protegidas.
O medo é tão real a ponto de instalar uma cerca elétrica?
Em muitos casos, uma percepção pessoal de uma alta taxa de criminalidade pode provocar medo suficiente nas pessoas para que instalem uma cerca elétrica ou equipem sua casa com armadilhas.
Das 200 pessoas pesquisadas, menos de 20 foram vítimas reais. Todos os 200 tinham medo de se tornar vítimas, no entanto. O medo é desproporcional.
Experiências pessoais de crime, especialmente arrombamentos traumáticos ou violentos, podem levar um proprietário a instalar cerca elétrica ou até armadilhas caseiras para proteger a si e a seus entes queridos.
Normalmente isso acontece quando eles experimentam um assalto ou um membro da família, eles podem exagerar, especialmente se alguém ficou muito traumatizado durante o primeiro assalto. Por exemplo, se alguém foi estuprado durante o primeiro assalto.
Algumas pessoas podem ficar paranóicas depois de ler ou ouvir falar de crimes cometidos
Há também um pequeno grupo de pessoas que estão extremamente preocupadas com a segurança de suas famílias – elas ficam paranóicas depois de ouvirem crimes.
Essas pessoas vão exagerar na compra de equipamentos muito caros para proteger sua propriedade ou sua família.
Quando os assaltos ocorrem de maneira desenfreada em um bairro, costuma acontecer que uma pequena gangue de indivíduos esteja por trás da onda de crimes.
Não é um criminoso diferente o tempo todo. Ela remonta à percepção do crime, ao medo do crime e à possibilidade de se tornar uma vítima do crime.
É importante para o público saber o que realmente funciona em seu ambiente para impedir criminosos e entender o comportamento criminoso comum para sua área residencial específica.
O perfil psicológico dos criminosos na área deve ser considerado na escolha de um sistema de segurança, pois nem todos seriam impedidos por uma cerca elétrica.
Uma coisa que é comum nos criminosos, quando cometem um crime, é que 90% estão sob a influência de drogas, álcool ou ambos – e isso também influencia as motivações do criminoso.
Há uma preocupação, o medo do fator crime é definitivamente alto. Por isso, a FM Portão Automático defende, alarmes e sistemas de televisão em circuito fechado, além da cerca elétrica.